Função do porteiro de condomínio
Você já parou para pensar na quantidade de pessoas que acessam a portaria do seu condomínio mensalmente? Os moradores, visitantes, prestadores de serviço, entregas, encomendas…

É tanta coisa circulando pelo mesmo espaço que é difícil imaginar como organizar a entrada e saída de pessoas. E é exatamente por isso que o porteiro é uma parte tão importante para manter o lugar em ordem.
 

Mas qual a função de um porteiro de condomínio?

Ele fica na portaria apenas para liberar a entrada de pessoas ao prédio ou condomínio? Existem outras funções do porteiro?

Com certeza esse é um funcionário com atribuições muito importantes!

A função mais conhecida por todos os moradores é a de recepcionar e autorizar a entrada/saída de visitantes ao condomínio. Pode ser traduzida como uma função de controle e de guarda. Por isso deve ter olhos atentos, saber as normas do condomínio para conseguir realizar seu trabalho da melhor maneira possível.

Outra função de porteiro muito útil para os moradores é o recebimento de encomendas. Para delivery de alimentos o porteiro interfona para o apartamento do morador e avisa que o motoboy se encontra na portaria. Quando a encomenda é proveniente dos correios, o procedimento é o mesmo. Caso não haja ninguém na unidade, o porteiro recebe o pacote e notifica o morador da encomenda recebida.

Prestadores de serviços como empresas de luz, água e telefonia, também devem se identificar na portaria. Na função de porteiro, o funcionário deve confirmar se o prestador de serviços é da empresa que afirma ser.
 

O porteiro e os moradores

Na hora de contratar ou treinar um novo porteiro, existem coisas que devem ser levadas em consideração. Um ponto importante para que a portaria funcione plenamente é que o porteiro seja cordial e se relacione bem com os moradores. Isso deve ficar claro desde o princípio porque o convívio diário com os moradores deve ser agradável para que nenhuma das partes se sinta lesada.

Além da simpatia, o porteiro deve estar apto a utilizar sistemas eletrônicos de segurança. Para exercer a função de porteiro, o funcionário deve ser discreto e não comentar sobre o seu cotidiano e sobre as rotinas do condomínio. Afinal, ele saberá os detalhes de segurança do condomínio.

Você sabe como contratar um funcionário para o condomínio sem grandes preocupações? Confira as dicas que preparamos neste post!