Atitudes que ajudam a tornar seu condomínio mais agradável
Viver em sociedade pode ser muito complicado, já que cada pessoa possui suas particularidades e isso se intensifica quando se vive em apartamento.
Independente do tamanho do seu condomínio, você passa a dividir parte do seu dia a dia com vizinhos e funcionários, por isso, algumas dicas básicas podem ajudar a tornar essa relação mais tranquila.
Neste texto, falaremos um pouco sobre regras básicas e atitudes que podem ajudar a tornar a vida em condomínio mais harmoniosa e agradável.
Seja educado e cordial
Porque ser educado com os demais é importante, se não me beneficia diretamente? Simples, por respeito aos outros! E respeito está sempre em primeiro lugar!
Muitas vezes, na correria do dia a dia colocamos a gentileza de lado, mas um simples cumprimento pode deixar o dia do outro um pouco mais leve.
Nossa cordialidade influencia as outras pessoas e faz com que toda a comunidade a nossa volta passe a ser mais gentil e respeitosa, tornando assim, mais fácil o seguimento das demais regras básicas que falaremos a seguir.
Mantenha o condomínio mais seguro
Mesmo que o condomínio ofereça uma melhor segurança e garantia contra os perigos externos, existem alguns hábitos que podemos adotar para tornar a proteção do nosso lar mais efetiva. Como por exemplo:
- Participe das reuniões de contratação de funcionários
É importante que zeladores, porteiros e seguranças tenham os conhecimentos específicos e atualizados, sabendo aplicar medidas preventivas de segurança, evitando que o condomínio fique vulnerável e compensando possíveis limitações de recursos com técnicas eficazes.
- Verifique os equipamentos de segurança externo
Mesmo essa sendo uma função do síndico, é sempre bom ajudar a verificar se as câmeras, alarmes e sinalizadores externos não foram danificados por tempestades ou ações humanas. Sempre que perceber que um item de segurança não está funcionando corretamente, avise ao síndico ou administradora para que a troca seja feita o mais rápido possível.
- Controle a entrada de pessoas
O controle para visitantes deve ser rigoroso, todo visitante deve se identificar e sua presença deve ser autorizada pelo morador do condomínio. No caso de prestadores de serviços o controle deve ser o mesmo, exigindo identificação e confirmando se condôminos ou funcionários estão aguardando sua chegada.
Cuide do seu lixo e ajude na limpeza do seu condomínio
Mesmo com pouca produção de lixo, é muito importante fazer o descarte correto, evitando assim sujeira e até o mau odor pelo condomínio.
Seguem algumas dicas:
- Separe os tipos de lixo, principalmente o orgânico dos demais materiais, facilitando a coleta.
- Fique atento com os dias de coleta no seu bairro.
- Sempre recolha o lixo ou sujeira feito pelo seu animal de estimação.
- Nos espaços comuns, descarte o lixo no local correto. Nada de jogar no chão.
- Oriente corretamente os prestadores sobre o descarte de lixo e sujeira da sua reforma.
Tome cuidado com barulhos excessivos
Você até pode estar fazendo barulho dentro do horário permitido, mas tudo em excesso pode acabar incomodando os demais. Lembre-se, seu direito acaba quando começa o do outro.
Se atente aos seguintes itens a seguir:
- Obedeça a regra interna sobre os horários de silêncio.
- Se fizer uma festa, mantenha o som interno e com o volume médio a baixo. Durante o horário de silêncio, peça que as conversas continuem em tom baixo.
- Se tiverem crianças, é recomendável colocar tapetes emborrachados ou carpetes para abafar o barulho de suas brincadeiras.
- Evite andar com sapatos que façam muito barulho e arrastar móveis durante o horário de silêncio.
Opções simples para diminuição do barulho gerado são:
- O uso de carpetes e tapetes
- Cabeceiras na cama
- Borrachas e protetores nos pés dos móveis
- Protetores nas portas ou trincos
Se você for uma pessoa que se incomoda muito facilmente com barulhos, até mesmo no horário permitido, ou precisa trabalhar em casa e necessita de silêncio,recomendamos a instalação de janelas e portas anti-ruídos, isolamento acústico no teto e paredes dos cômodos que desejar.
Conheça a convenção e o regimento interno do seu condomínio
Vale dizer, que é nestes dois documentos que regras formais do seu condomínio estão estabelecidas e, ter o conhecimento destas é de grande importância para evitar desacordos e transtornos. Por isso, é recomendável que, ao chegar em um prédio novo, se solicite uma cópia desta documentação.
Respeite as regras de convivência dentro do condomínio e ajude a serem cumpridas
Para se manter uma boa relação com os vizinhos e funcionários, é importante que se respeite e cumpra as normas internas.
Sempre que notar que outra pessoa está desrespeitando as regras dentro do condomínio, o relembre de maneira educada da existência de normas e peça-o para corrigir o ato. Caso haja insistência em descumprir as regras, notifique seu síndico, que poderá tomar medidas legais sobre o ocorrido.
Tornar o seu condomínio um lugar mais tranquilo e agradável, depende da ajuda de todos em cuidar que essa relação sempre seja harmoniosa.
—
Quer saber ainda mais sobre vida em condomínio, receber dicas e acompanhar novidades?
Inscreva-se na nossa newsletter agora mesmo!
—
Outras opções de leitura:
Pretende fazer reforma no seu apartamento ou condomínio
Referências:
Tratar bem os outros torna as pessoas mais atraentes e bem-sucedidas