A leitura individualizada permite um melhor gerenciamento financeiro, tanto para o condômino, que receberá a fatura individual, quanto para o síndico, que é poupado das contestações e reclamações dos moradores. Os desgastes com discussões diminuem assim como a economia.
Veja abaixo os benefícios da individualização dos medidores de gás no condomínio.
Segurança
Já imaginou se em um grande condomínio todos os imóveis utilizassem botijões de gás? Essa conduta aumentaria o risco de vazamentos e até mesmo acidentes graves como explosões. O uso de gás GLP encanado torna os procedimentos mais simples, otimizados e seguros para todos os moradores.
Gastou, pagou
Essa é a regra quando falamos em individualização dos medidores de gás. Quando todo o consumo é rateado entre os condôminos, os valores estão sujeitos a questionamentos e até mesmo falha de cálculo.
Com medidores individuais é possível ter um melhor controle do consumo mensal, além de criar a consciência de economia nos moradores. Afinal, tudo que pesa no bolso gera reflexão e torna o processo de “aprendizado” mais rápido.
Efetividade nas reuniões
Reuniões em que há o debate dos valores, a forma de cálculo e contestações de pagamento faz com que se perca tempo e, algumas vezes, gera desgastes nos relacionamentos entre condôminos e síndico. A individualização dos medidores de gás, assim como de outras contas como luz e água, permite que um tópico seja retirado das reuniões e assembleias, tornando a pauta mais ágil e com muito mais eficácia na resolução dos problemas.
Além desses fatores, a individualização da medição de gás em condomínios faz com que a diferença de valores seja investida em outras áreas que precisam de mais atenção na edificação, como obras de melhorias ou reparos.
A individualização não é aplicada apenas em condomínios novos, mas também em condomínios mais antigos, que podem optar por mudar o sistema de medição. No entanto, para aprovar alteração é necessária uma assembleia em que o quórum deve ser de 50% do total de condôminos.
Em geral, dependendo do tamanho do condomínio, o valor investido é pago em dois a três meses. Como é feita a medição no seu condomínio? A fatura de pagamento do gás já é individualizada?
—
Quer saber ainda mais sobre vida em condomínio, receber dicas e acompanhar novidades? Inscreva-se na nossa newsletter agora mesmo!
—
Outras opções de leitura: