segurança condomínio

Atitudes que o morador deve ter para que a segurança seja mais eficaz.

Uma das grandes motivações para escolha de se morar em condomínio é a segurança que ele proporciona. Poder fazer as atividades do dia a dia sem a preocupação constante com perigos externos, torna a vida em condomínio bem mais atrativa.

Mas, para que essa segurança seja verdadeiramente eficiente, todos precisam contribuir, isso inclui principalmente os moradores. 

Seguem algumas medidas que o morador pode aderir para reforçar a segurança do condomínio:

Participação nas reuniões com pautas sobre segurança!

É muito importante estar sempre presente nas reuniões condominiais, já que, é nelas que serão decididos:

  • Quais os itens de segurança serão implantados;
  • Quais as empresas ou funcionários serão contratados para trabalhar internamente no condomínio;
  • Quando serão realizados os treinamentos de segurança em situação de risco e possíveis invasões;

 

Sua presença nas reuniões é muito importante, já que seu voto ajuda nas tomadas de decisões. Além disso, é sempre bom se manter atualizado em relação às medidas que afetam a vida dentro do condomínio.

Verificação dos itens de segurança!

Medidas que aumentam a segurança do condomínio, itens de vigilância do condomínio.

Sabemos que as verificações devem ser feitas pelo síndico constantemente, mas uma única pessoa não consegue verificar diariamente se os itens estão funcionando corretamente ou não. Muitas vezes, esses itens extraviam de um dia para o outro, seja por ação humana ou natural. 

Por isso, é importante sempre olhar os itens utilizados com maior frequência, principalmente os itens externos. Fique de olho em: 

  • Câmeras: devem estar sempre funcionando corretamente e ter boa qualidade de imagem noturna, então sempre verifique se não foram quebradas ou se as imagens não estão tendo ruídos. 
  • Luzes externas: sempre verifique se as luzes não estão queimadas ou com mal contato. As luzes externas são muito importante na segurança, já que evitam pessoas mal intencionadas usarem da escuridão da noite para entrar no condomínio ou até mesmo furtar e ferir condôminos que estão chegando.
  • Cercas: sempre é bom olhar se as telas e cercas não estão com furos e aberturas, afinal, problemas assim podem facilitar a entrada de pessoas mal intencionadas.

Controle de entrada de pessoas!

Muitos condomínios utilizam o cadastramento da pessoa que deseja entrar, mas só isso não é suficiente para impedir de pessoas mal intencionadas entrem.

Sempre que estiver esperando uma encomenda, recomenda-se que solicite a entrega na portaria, ou se desça para receber pessoalmente. Não é aconselhável deixar que o entregador suba até seu apartamento.

Se irá receber prestadores de serviço, deixe na portaria um documento com todas as informações sobre os prestadores dias antes, com data e horário que eles irão permanecer no condomínio. 

Vai receber convidados em casa? Ou está fazendo uma festa? Sempre peça para pessoa avisar que está chegando e receba ela no portão, assim, evita de penetras entrem junto com seus convidados.

Se solicitar os serviços de um motorista particular, peça para que ele te espere na frente do condomínio. Ou, se precisar mesmo que ele entre, forneça ao seus porteiro todos os dados, como: modelo do carro, cor do carro, placa e nome do motorista.

Cuidado redobrado ao entrar e sair do condomínio!

É principalmente na entrada e saída de pessoas e veículos que os bandidos se aproveitam de pequenos descuidos para entrar no condomínio. 

  • Se estiver entrando no condomínio, sempre olhe se não há pessoas suspeitas próximas aos portões.
  • Tome cuidado com os locais de pouca visibilidade, esquinas ou objetos grandes (caçambas, caminhões, matagal alto e etc) no meio do seu caminho, alguém pode estar escondido atrás desses objetos. 
  • Se avistar alguém suspeito ou não se sentir seguro, espere até a pessoa se afastar ou avise o síndico que irá chamar a equipe de segurança do condomínio.
  • Antes de sair, visualize as câmeras externas, dessa forma é possível evitar surpresas na abertura dos portões.

 

Lembre-se, todo cuidado é pouco. Devemos estar sempre atentos sobre qualquer perigo que pode entrar no nosso lar!

Esperamos que estas dicas ajudem a tornar o seu condomínio ainda mais seguro!

Quer saber ainda mais sobre vida em condomínio, receber dicas e acompanhar novidades?

Inscreva-se na nossa newsletter agora mesmo!

Outras opções de leitura:

Regras básicas de condomínio

Referências:

18 dicas de segurança para condomínios

Medidas de segurança

Morador deve ser vigia constante